
HISTÓRIA & EQUIPE
O projeto Vilaverde Turmalina nasceu de um sonho, acalentado coletivamente pela comunidade da Escola Waldorf Recife, de encontrar um espaço maior, mais adequado e próprio para a escola, cuja sede era no bairro de Casa Amarela.
Desde 2009, muito se investiu em buscas à propriedade ideal: pesquisas cartoriais, estudos de viabilidade, negociação com proprietários, além da elaboração de projetos com consulta prévia em órgãos públicos competentes, no sentido de confirmar a possibilidade de, principalmente, implantar nossa caríssima Escola Waldorf.
Em 2014 expandimos as buscas para áreas mais afastadas da então sede da Escola, em Recife e, em fevereiro de 2015 chegamos a um sonho de paisagem - a Granja Turmalina - que atendia aos anseios e preenchia os requisitos para realização de um sonho compartilhado.
Organizando a comunidade, em maio de 2015 conseguimos arrecadar 25% do valor total da compra e, com o pagamento dessa quantia, recebemos a propriedade da terra. Para esta finalidade, criamos uma Sociedade com Propósito Específico e responsabilidade limitada, que assumiu todo o risco e a confissão da dívida do saldo a pagar (75% do total). Contratualmente, esse saldo poderia ser quitado em dinheiro ou através da entrega de lotes do próprio condomínio a ser constituído, tal escolha cabendo exclusivamente à Vila Verde Turmalina SPE LTDA.
Contando com cerca de 80 mutuantes, conseguiu-se arrecadar o montante necessário ao pagamento das primeiras parcelas da compra do terreno e às despesas até a aprovação do projeto, como também para contemplar a adesão de membros da comunidade escolar, importantes e fundamentais à concretização do nosso ideal, através de uma perspectiva fraterna.
Em outubro de 2016 realizamos uma grande reunião de sorteio, quando os pioneiros que acreditaram na proposta, puderam escolher seus lotes.
Os membros da equipe gestora sempre nutriram uma relação de confiança com a Associação mantenedora da Escola Waldorf, construída a partir da dedicação dispensada ao desenvolvimento de suas iniciativas. Somos muito gratos, pois nos ensinou que o trabalho que dedicamos em prol do coletivo, retorna em aprendizado e crescimento pessoal que remuneração alguma é capaz de prover.